segunda-feira, 2 de março de 2009

Day24 - Dia de Descanso em Luang Prabang

A etapa de 6ª feira, entre Chaing Mai e Nan, teve cerca de 500 km em estrada quase sempre estreita e alcatroada, mas em mau estado e com muito movimento. Foi uma jornada sem grandes dificuldades, sempre com muito calor, terminando na pequena cidade de Nan, pouco turística e toda engalanada com bandeiras coloridas por causa da visita da princesa, filha do rei da Tailândia. Pelo caminho apanhámos por vezes um misto de neblina e fumo, este devido às queimadas que fazem nesta zona para desflorestar as montanhas. Como quase não há vento, esta cortina permanece constante na paisagem.
A etapa seguinte foi bastante mais dura, em direcção à capital do Laos, Vientiane. Foram quase 600 km de estrada que incluiu muitos troços de montanha com piso ondulado e bastantes troços em obras. Num destes o carro ficou sujo com alcatrão e tivemos dificuldade em limpá-lo ao final do dia. Fizemos também dois erros de traçado, mas sem grandes consequências no tempo final, pois entrámos dentro dos tempos de controlo. Em Vientiane sente-se ainda um pouco do sabor francês, vendo-se um género de Arco do Triunfo e algumas casas com típica arquitectura do tempo colonial. É também aqui que está localizada a Comissão do Rio Mekong, num grande edifício moderno, o que atesta a importância que é aqui dada à gestão conjunta deste rio que é partilhado pela China, Laos, Tailândia e Vietname. Em relação à Tailândia, ficou a sensação de que no Laos as pessoas não exibem um ar tão bem disposto e é visível um menor desenvolvimento económico.
Ontem, Domingo, tivemos outra etapa extremamente dura mas passando por uma paisagem fantástica, com vales cavados serpenteando no meio de enormes montanhas calcáreas. Dos 400 km que ligam Vientiane a Luang Prabang, no norte do Laos, cerca de 300 são em montanha, com curvas atrás de curvas e mais curvas. Atingimos os 1500 metros de altitude, sem que a temperatura tenha descido de forma significativa. Na montanha só me lembro de termos posto a 4ª velocidade por uma única vez. Levámos cerca de 7 horas e chegámos dentro do controlo, apesar de já ter anoitecido. No caminho passámos por muitas aldeias com casas em bambu e tectos em palha. Nestas zonas rurais misturam-se na paisagem imagens de pessoas a carregarem coisas, crianças a brincarem, búfalos a pastar, galinhas e leitões a correr, vacas a passear na estrada e camionetas de transporte a arrastarem-se pelas estradas.
Hoje é o último dia de descanso do Rally. Amanhã seguiremos ainda pelas montanhas e entraremos no Vietnam por uma fronteira que abriu há pouco tempo. Alguns participantes têm tido diversos problemas com os carros, mas têm conseguido resolvê-los, nalguns casos com prejuízo de tempo. Felizmente, connosco tem corrido tudo bem!
ACR (2 de Março de 2009)

Sem comentários: