sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

6ª ETAPA - Phra Nang - Phuket

Desde a saída de Kuala Lumpur até onde estamos agora, em Phuket, já começámos a apanhar estradas de montanha, sinuosas, de má qualidade e por vezes bastante movimentadas. A saída de Kuala Lumpur demorou um pouco mais de meia hora, o que foi bastante bom, pois sair destas cidades é sempre uma grande confusão. De Kuala Lumpur fomos até Cameron Highlands, na montanha, onde existem grandes plantações de chá desde o tempo colonial britânico. É por essa razão que se vêem centenas de Land-Rover antigos que ainda são usados na actividade agrícola. No dia seguinte, 3ª feira, saímos de novo em direcção ao litoral, numa estrada que nos permitia ver muitos templos budistas, alguns dos quais encostados ou embutidos em grutas de rochedos calcários. No final desta jornada atravessámos uma ponte que lembra a Vasco da Gama, com quase 9 km de extensão, que nos conduziu à ilha de Pulau Pinang. Aqui, tivemos até ao final umas estradas muito más, exigindo uma condução bastante concentrada e cansativa.
Na 4ª feira tivemos talvez o dia mais puxado até agora, com cerca de 10 horas e meia de prova. Saímos de madrugada, às 6 horas da manhã, passámos por Georgetown, e só perto da fronteira com a Tailândia é que nasceu o dia. Nas duas fronteiras gastámos um pouco mais de meia hora, o que não foi nada mau. Seguimos sempre para Norte e aqui já se vê uma paisagem diferente, com muitos arrozais nos vales rodeados por montanhas. Passámos por muitas estradas secundárias, onde começámos a ver milhares de motorizadas, muitas das quais com side-car de fabrico caseiro. Chegámos ao fim da prova dentro do tempo de controlo em Rayavadee, perto de Krabi.
Após um primeiro dia de descanso ontem, saímos hoje, 6ªfeira, em direcção a Phuket, tendo antes verificado os níveis do carro. Apanhámos uma estrada muito bonita, pese embora com uma condução muito exigente, e tivemos os primeiros troços em terra batida. Aqui, andámos ‘picados’ com um carro inglês conduzido por uma experiente piloto de ralis. Perto do final da etapa almoçámos perto da famosa James Bond Island, onde foram rodadas cenas do filme The Man with a Golden Gun. Amanhã vamos em direcção a Chumphon, antes de avançarmos para Bangkok.

Sem comentários: